Pages

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Fala o que pensa, Pensa o que fala

As pessoas tem a incrível cara de pau de achar que falarem o que pensam é o mais certo a se fazer, pois estão satisfazendo o seu ego e mostrando a personalidade. O que fazem na verdade é vomitar no mundo frases SEM PENSAR, causando males diversos, desde uma mágoa ou bloqueios em quem ouve, até uma possível amizade que vai para o ralo.
Eu já "falei o que pensava" por muito tempo em minha vida, assim como todos esses estúpidos, eu me vangloriava por me achar sincera e corajosa, até que percebi que falar o que eu pensava começou a custar algumas amizades, o famoso "perco o amigo mas não a alfinetada" e poucos foram os amigos que me restaram da adolescência graças à minha língua afiada. Uma vez, conversando com uma pessoa bastante "sábia", comentei que me achava sincera e falava o que pensava, até que levei um "chéupi" daqueles, e parei pra pensar sobre minha vida. Ao atribuir valor às minhas atitudes em narração ao "sábio", ele me abriu os olhos para o poder da comunicação. Falou sobre o gasto de energia que a comunicação envolve e o poder do uso da linguagem em nossa vida e que se fossemos para abrir a boca, para pensarmos com amor e falarmos algo de útil para o mundo, porque lixo verbal é o que mais existe ao nosso redor, o que falta é mesmo os indivíduos saberem como tocar um ao outro (lá ele).
Muito tempo após o "chéupi" do sábio, li no livro de Dr. Lair Ribeiro, Comunicação global, esta mesma indagação, sobre a perda de energia causada pela comunicação...mas ao invés de amor, ele usou transformação. Já que se gasta tanta energia para se comunicar, pra que jogar palavras fora? use-as para transformar, use-as ao seu favor...e ao favor dos outros.
Me bateu uma vontade de falar sobre isso porque é algo que me irrita profundamente, ver tanta gente estúpida se vangloriando...no próprio Big Brother mesmo, o pessoal chorando lágrimas de sangue falando: "Eu não me controloooooooooooooo..só estou falando o que penso!" Pra mim é um bando de gente sem auto-controle que não estão conseguindo raciocinar e desconta o stress, carência, falta de sexo, tédio, em palavras de baixo nível e ofensas.
Pois é, então "ficaadica"...antes de sair por aí com o peito estufado falando que "fala o que pensa", pensa um pouco antes de falar tá?
Para dominar a arte da comunicação não é preciso dom, somente alguns segundos a mais pensando, e usando um pouquinho de bom senso. Por um mundo melhor, pelo bem dos meus ouvidos.

1 comentários:

Everton disse...

Pois é...
Muitas vezes as pessoas são incosequentes com o que falam e, por causa disso, acabam ferindo outras pessoas...
É uma situação complicada mesmo, todo mundo passa por isso e tem que se aprender a lidar.
Ainda tem aquela velha máxima: "Quem fala o que quer, ouve o que não quer".
É a vida

Postar um comentário